quarta-feira, 6 de junho de 2012

Um fato triste!



Olá pessoal! A postagem de hoje me deixa muito triste, é um fato que deve acontecer com muitas pessoas que tem algum problema seja ele de coluna ou alguma outra deficiência.
Em um grupo de Escoliose vi meninas postando que foram demitidas ou tiveram algum tipo de discriminação no trabalho por causa do seu problema. O que me deixa mais triste é que somos capazes de fazer muitas coisas, o fato de termos um desvio na coluna não nos transforma em inúteis, somos mais capazes que muitas pessoas. É triste saber que você tem que omite em uma entrevista de trabalho o que você tem, pois caso falar que tem algum problema não será contratada. O Brasil é um país grande e com uma grande variedade de pessoas, deveria ser menos preconceituoso com as pessoas, sejam elas negras, pardas e deficientes.
Para as meninas e meninos assim como eu e muitos que sofreram uma história parecida eu digo, tenha fé, lute pelos seus direitos e não se abale, não se deixe cair, pois somos muito mais fortes que um preconceito ultrapassada e feio.

11 comentários:

  1. Nêssa, você foi excelente em seu post, é uma vergonha que nos dias de hoje ainda existam pessoas tão idiotas que levam o preconceito a diante, sofri muita discriminação e ficava muito triste com isso,vamos compartilhar nossa revolta e denunciar qualquer tipo de discriminação.
    Um bjo Nêssa, vc está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Nêssa querida, esse assunto é de extrema importância.
    Você sabe que me dedico ao tratamento da escoliose e que vejo muito além da coluna com problemas. Quando estou diante de uma paciente vejo a pessoa como um todo, com toda sua história, seu sofrimento, pois a pessoas é muito, muito, muito mais do que a sua coluna vertebral.
    Fiquei pensando depois de ler o seu post e gostaria de te dizer o seguinte: você e muitas pessoas portadora de escoliose, operadas ou não, fazem parte de grupos não é? Que tal vocês começarem a se organizar para juntos agirem contra essa discriminação e preconceito através da justiça?
    Eu soube por uma menina que foi operada e obteve da sua médica uma declaração de que é deficiente, com isso ela conseguiu facilidades para estudar.
    Penso que se reunidos vocês podem contactar um advogado (pode ser conhecido, amigo) e em conjunto verem quais ssão os seus direitos.
    "Uma andorinha não faz verão", mas muitas juntas podem fazer muita diferença.
    Vocês não podem ser demitidas por isso, e se tiverem consigo uma declaração de deficiência por exemplo,(por não poder várias horas sentadas por exemplo) há várias empresas com cotas e isso não discrimina, muito pelo contrário, assegura direitos.
    Pensem nisso, talvez ajude a mudar a situação não de algumas pessoas , mas de uma realidade tão dura para muitos.
    Procurem saber se na lei há alguma base que possa ajudar vocês.
    Espero que essa realidade mude também, por isso estamos implantando o Projeto Escoliose. Informando a sociedade, tudo vai ficar mais fácil. As pessoas temem o que desconhecem.
    Vamos fazer com que as pessoas, a sociedade de um modo geral conheça a escoliose, se conscientize, se solidarize.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Dra. Patricia adorei o seu comentário e acho realmente que unidos somos muito mais fortes, sei que obstáculos são muitos, no meu caso por exemplo não tenho como provar,pois não foi dito com todas as palavras que fui demitida por isso, mais eu e colegas sabemos que o real motivo da minha demissão foi msm o fato de ter esse problema, mais sei que essa fato triste da minha vida não é para mim ficar triste ou em depressão e sim lutar e correr atrás dos meus direitos e não deixar ninguém mais fazer isso comigo.
    Obrigada mesmo!!!
    Bjks no coré!

    ResponderExcluir
  4. olá Nessa foi Eu que consegui o documento atestando que sou deficiente e consegui uma vaga de deficiente na faculdade pelo Sisu. e vamos nos juntar pra correr atras dos nossos direitos pq at´w onde Eu sei quem tem escoliose é considerado deficiente e podemos ate comprar carro com desconto e viajar em onibus intermunicipais e interestadual de graça, juntos iremos lutar.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi caroline como vc consegui este documento de deficiencia?

      Excluir
  5. Nossa Caroline realmente não sabia disso vou correr atrás pra ver meus direitos, ando em uma situação ruim pois neste momento estou desempregada e ando sentindo muitas dores e você sabe que em uma certa idade da vida tem que ter seu próprio dinheiro e até mesmo para mim tratar minha coluna. Te agradeço muito por esta informação e estamos juntas nessa luta. Um cheiro no coração

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas, tb tenho escoliose seríssima, e queria compartilhar esse momento,esse preconceito é muito sério, já tive 3 empregos, e fui demitida dos 3 por causa da escoliose, inclusive o ultimo, precisei afastar para fazer o tratamento, mas como vcs sabem o INSS aqui do estado de SP não afasta por muito tempo, e tb por ser escoliose...(esse assunto inclusive é bem extenso, vou deixar p/ uma outra oportunidade para comentar),então, precisei afastar pq ja nao aguentava andar e pelas constantes faltas de ar, fiquei 2 meses afastada, e mesmo com atestado medico e laudo da fisioterapia, o INSS me deu alta, voltando p/o serviço, meus chefes não pensaram 2 minutos, me dispensaram no mesmo dia, pq acharam que se eu ficasse poderia dar mais problemas ainda, entao acharam mais facil "mandar embora", bom de lá para cá não consigo mais arrumar outro emprego, e olha que ja sou formada... é muito triste tudo isso, vamos lutar pois tenho certeza q vamos conseguir alguma coisa,bjos no coração e desistir jamais...

    ResponderExcluir
  7. olá Andressa muito obrigada pela sua visita e por compartilhar sua história aqui. Essas coisas nos revolta, mais não podemos abaixar a cabeça temos que agir e ir atrás do nosso direito. Eu também estou desempregada, desde que foi demitida do outro não arranjei ainda outro, mais tenho fé em Deus que vai dar tudo certo.
    Volte sempre viu um grande beijo pra ti!

    ResponderExcluir
  8. Oi gente eu também tenho escoliose e gostaria de saber uma coisa...Eu operei da escoliose há três anos mas ainda sinto muitas dores na coluna, será que por esse motivo eu sou considerada deficiente?

    ResponderExcluir
  9. sou deficiente tenho escoliose e sofro muito sou uma pessoa sozinha preconceito anda sempre comigo eu luto pra fazer uma cirugia pois nao aguento mas tanto sofrimento ,,,,

    ResponderExcluir
  10. ola..meu nome é Jenifer..
    nunca na minha vida,até o momento tinha reclamado de dor na coluna. Mas então comecei a trabalhar em uma empresa que exigia demais esforço físico, descarregava caminhão, pegava peso e ficava muito tempo em pé.
    Até quem minha coluna um certo dia travou, procurei um medico e ele disse que não era nada, passou uns dias e procurei uma clinica onde me diagnosticaram com escoliose não especificada e me encaminharam para fazer tratamento.
    Passou cinco dias a empresa me mandou embora..
    estou desorientada mas já procurei uma advogada para tentar solucionar o problema. Tenho certeza de que tudo isso aconteceu devido ao meu esforço físico enquanto trabalhei la.

    ResponderExcluir